Planejamento de reuniões
para a
Classe de Companheiro
Dicas para o
instrutor:
·
* Se prepare dias
antes da reunião
·
* Pesquise o
assunto, organize os assuntos no papel ou diretamente no Computador e leve cópia para os desbravadores
da classe.
·
* Cobre somente o
dinheiro da cópia.
· #
Lembre-se que o
desbravador atualmente não terá tempo de pesquisar durante a semana.
·
Alguns
desbravadores não possuem o interesse em pesquisar, e você não terá tempo de se
aborrecer com isso. Então, leve tudo pesquisado para não haver aborrecimentos.
Os interessados vão aparecer não se preocupe.
· *
Não dê cópias
gratuitas aos desbravadores! Para eles não se acostumarem mal, pois você
fornecendo de graça eles não irão dá valor. Já basta você ter que pesquisar.
Forneça de graça somente para os carentes em que você conheça a situação financeira.
Para os desleixados, não!
·
* Revise
rapidamente em toda reunião o que já foi estudado na classe.
·
* Use vídeos do
tema a ser estudado de VEZ EM QUANDO, mas, não em toda reunião!
·
* Faça coisas
diferentes pra ensinar o assunto, como:
-
Concursos de perguntas sobre o assunto
-
Quebra cabeças com o assunto
- mini
gincanas envolvendo um pouquinho de cada assunto estudado (nó ‘s’, sinais de
pista, perguntas, regras de uma caminhada).
Reuniões de domingo
1º REUNIÃO:
- Ensine o nó oito
- Você tem que ensinar uma especialidade do estudo da natureza. A
escolhida por mim foi: Árvores.
- Passe o requisito 1 da especialidade de árvores. Não se esqueça de
levar o assunto pesquisado e explicar para os desbravadores. Dê uma cópia a
cada um e core R$0,10. Não dá tempo para eles escrever.
- Passe o requisito 1 da especialidade de biscuit.
2º REUNIÃO:
- Ensine nó
volta do salteador e relembre o nó oito.
- Explique o
requisito 2 da especialidade de árvores.
- Passe o
requisito 2 da especialidade de biscuit.
3º Reunião:
- Ensine o nó
duplo e relembre o nó volta do salteador e nó oito.
- Explique o
requisito 3 da especialidade de árvores.
- Passe o
requisito 3 da especialidade de biscuit.
4º Reunião:
- Ensine o nó
do caminhoneiro e relembre o nó duplo, o nó volta do salteador e nó oito.
- Explicar o
requisito 4 da especialidade de biscuit.
5º Reunião:
-Ensine o nó
direito e relembre o nó do caminhoneiro, o nó duplo, o nó volta do salteador e
o nó oito.
- Explicar o
requisito 5 da especialidade de árvores e relembrar os requisitos anteriores.
- Passe o
requisito 5 da especialidade de biscuit.
6º Reunião:
- Ensine o nó volta
do fiel e relembre o nó de caminhoneiro, o nó duplo, o nó volta do salteador,
nó oito e nó direito.
- Explique o
requisito 6 da especialidade de árvores e relembre os requisitos anteriores.
- Passe o
requisito 6 da especialidade biscuit e relembre os já estudados.
7º Reunião:
- Ensine o nó
Escota e relembre o nó de caminhoneiro, o nó duplo, o nó volta do salteador, o
nó oito, o nó direito e o nó volta da fiel.
- Explique o
requisito 7 da especialidade de árvores e relembre os requisitos anteriores.
- Passe o
requisito 7 da especialidade de biscuit.
8º Reunião:
- Ensine o nó
escota e relembre o nó volta da fiel, o nó direito, o nó caminhoneiro, o nó
duplo, o nó volta do salteador e nó
oito.
- Relembre os
requisitos já passados da especialidade de árvores e explique o requisito 8 da
especialidade de árvores e diga a eles para fazer em casa e trazer na próxima
reunião. Mas, faça o seu texto antes para que eles sigam o exemplo.
- Faça uma
revisão básica na especialidade de biscuit.
9º Reunião:
- Ensine o nó
Lais de Guia e relembre o nó ‘s’ anteriores em forma de dinâmica.
- Cobre o
texto do requisito 8 da especialidade de árvores pedido na reunião anterior.
- Passe o
requisito 9 da especialidade de árvores.
- Revisão da
especialidade de biscuit.
10º Reunião:
- Ensine o nó
simples e relembre o nó Lais de guia, o nó escota, o nó volta do fiel, o nó
direito, o nó caminhoneiro, o nó duplo, o nó volta do salteador e o nó oito.
- Passe o
requisito 10 da especialidade de árvores para eles estudarem em casa mas,
pesquise essas histórias para eles. Lembre-se que as crianças de hoje não
possuem muito tempo e nem o apoio dos pais.
- Revisão da
especialidade de biscuit.
11º Reunião:
- Dê uma
relembrada nos nó ‘s’ já passados.
- Cobre o
requisito 10 da especialidade pedindo para 5 desbravadores contar cada um, uma
história bíblica envolvendo árvores.
- Revise a
especialidade de biscuit.
12º Reunião:
- Relembre os
nó(s) já estudados.
- Aplique a
prova teórica da especialidade de biscuit.
- Aplique a
prova teórica da especialidade de árvores.
13º Reunião:
- Passe o
requisito 2 da especialidade de Acampamento II.
- Ensine para
os desbravadores os pontos cardeais.
- Uma pequena
dinâmica de nó(s).
14º Reunião:
- Passe o
requisito 3 e da especialidade de Acampamento II.
- Ensine como
descobrir os pontos cardeais sem bússola.
- Dinâmica de
nós.
15º Reunião:
- Passe o
requisito 4 da especialidade de Acampamento II.
- Relembre os
pontos cardeais e como descobri-los sem a bússola.
- Peça aos
desbravadores para desenhar uma rosa dos ventos. Claro que você já vai ter
desenhado a sua para mostrar como exemplo a eles e a sua rosa dos ventos servirá
de guia para os desenhos deles.
16º Reunião:
- Passe o
requisito 7 da especialidade de Acampamento II.
-Faça uma
dinâmica de nó(s)
17º Reunião:
- Passe o
requisito 8 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica com sinais de pista
18º Reunião:
- Passe o
requisito 8 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica com sinais de pista.
19º Reunião:
- Passe o
requisito 9 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica com as regras de uma caminhada.
20º Reunião:
- Passe o
requisito 11 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica envolvendo sinais de pista.
21º Reunião:
- Passe o
requisito 12 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica envolvendo regras de uma caminhada.
22º Reunião:
- Passe o
requisito 13 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica envolvendo nós
23º Reunião:
- Passe o
requisito 14 da especialidade de Acampamento II.
- Faça uma
dinâmica envolvendo as regras de uma caminhada.
24º Reunião:
- Revise a
especialidade de Acampamento II.
25º Reunião:
- Aplique a
prova teórica da especialidade de Acampamento II.
26º Reunião:
- Converse com
a classe sobre a aptidão física e os exercícios físicos regulares que se
relacionam com uma vida saudável.
Classe Bíblica
Reuniões do
sábado
1º Classe:
- Estude com
os desbravadores os 10 mandamentos.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
2º Classe:
- Faça uma
dinâmica para encontrar os 27 livros do novo testamento.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
3º Classe:
- Ler e
discutir o verso Isaías 41: 9 – 10.
- Peça para os
desbravadores explica-lo e ler também.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
4º Classe:
- Conte um
milagre de Jesus.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
5º Classe:
- Converse
sobre o milagre de Jesus contado na classe anterior.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
6º Classe:
- Leia com a
classe Hebreus 13: 05 e discuta o verso com classe.
- Cante a
musiquinha dos livros da Bíblia.
7º Classe:
- Converse com
a classe sobre respeitar as pessoas de diferentes culturas, raça e sexo.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
8º Classe:
- Leia com a
classe Provérbios 22: 06 e discuta o verso.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
9º Classe:
- Fale com a
classe sobre os prejuízos do cigarro e escreva junto com eles um compromisso
pessoal de não fazer uso do fumo.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
10º Classe:
- Leia junto
com a classe e discuta o texto de I coríntios 9: 24-27.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
11º Classe:
- Recapitule o
estudo da criação e peça para os desbravadores fazer um diário de sete dias
registrando as observações do que foi criado em cada dia correspondente da
criação.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
12º Classe:
- Ler e
explicar com a classe I João 1: 09.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
13º Classe:
- Peça aos
desbravadores da classe preparar uma meditação de forma criativa para
apresentar na classe bíblica depois do próximo sábado. Dê um exemplo de
meditação criativa, para os desbravadores não ficarem perdidos.
- Leia e
explique junto com a classe o Salmo 8.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
14º Classe:
- Cobre os
registros das observações do dia criação feito durante 7 dias.
- Leia as
observações dos desbravadores, somente dos que permitirem.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
15º Classe:
- Meditação
criativa feita pelos desbravadores.
- Cantem a
musiquinha dos livros da Bíblia.
16º Classe:
- Faça e cobre
dos desbravadores para eles ilustrarem o significado do voto dos Desbravadores.
- Cante a
música dos livros da Bíblia.
Espero que possa ajudar você e seu clube!!!
obrigadao pela ajuda
ResponderExcluirMe ajudou muito.
ResponderExcluir