Dicas para o instrutor:

* Estude o material a ser dado antes das reuniões
* Fale do assunto sem ler, se você ler levará todas a sentir preguiça
* E, não invente! O desbravador percebe quando você não sabe nada sobre o assunto. Então, NÃO tente enrolá-lo. Sem contar que você perderá crédito na visão do seu desbravador.
* Também é preciso que cada classe tenha um instrutor, porque fica difícil para uma só pessoa dar a instrução para todas as classe.
* O instrutor precisa também pesquisar os assuntos a ser dado no cartão.
* Evite que o desbravador tenha que pesquisar tudo, a não ser que o juvenil seja muito esforçado não o impeça. Mas, pesquise instrutor porque as crianças de hoje em dia estão cheias de tarefas e são cobradas o tempo todo por afazeres da escola e de casa. Pense naqueles em que os pais não são adventistas.
Só peça para eles comprarem o material de especialidades como papel, E.V.A, e a xerox do material que você instrutor irá pesquisar. Você comprar o material para todos já é um exagero.
O planejamento que fiz é para o instrutor conseguir ajudar os desbravadores a terminar o cartão deles antes do resultado do SAVA.
Muitos Clube de desbravadores não conseguem cumprir os requisitos do cartão mesmo havendo pessoas o suficiente para realizar e explicar as atividades no clube. Por isso decidir fazer esse planejamento para ajudar os clubes. Não é preciso seguir fielmente.
Cartão de Amigo
Atividades do domingo1ª DOMINGO
- Pesquise durante a semana a parte teórica da especialidade de E.V.A. e apresente a classe. Leve uma cópia para cada desbravador da parte teórica da especialidade com o material que é preciso para eles trazer no domingo seguinte e realizar a parte prática da especialidade de E.V.A.
Avise-os para ler a folha e cobre R$0,10 da cópia a cada um.
- Pesquise a história do hino nacional, o nome do autor da letra e da música. Conte aos desbravadores sobre a pesquisa e entregue uma cópia da pesquisa a cada um e cobre R$0,10 da cópia a cada um.
- Ensine o nó simples
2ª DOMINGO:
- Relembre a história do hino nacional com eles
- Ensine o nó cego e relembre o nó simples
- Revise a parte teórica da especialidade de E.V.A.
- Coloque em prática os requisitos 7 e 8 de E.V.A.
3ª DOMINGO:
- Ensine o nó direito e relembre o nó simples e o cego
- Apresente duas histórias curtas uma falando sobre um garoto mal na escola e em casa e outra história contando sobre um garoto bom na escola e em casa. LEMBRE QUE VOCÊ PRECISA PESQUISAR ANTES se tentar inventar histórias na hora os desbravadores vão perceber e você perderá créditos como instrutor aos olhos deles.
- Discuta rapidamente sobre o assunto (bom cidadão no lar e na escola) e peça para eles fazer uma redação em casa sobre COMO SER UM BOM CIDADÃO NO LAR E NA ESCOLA.
- Faça a prova da especialidade de E.V.A com eles.
4ª DOMINGO:
- Ensine o nó cirurgião e relembre o nó direito, o nó simples e o nó cego com eles.
- Apresente a eles a 1ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 1ª sinal de seguir uma pista.
- Apresente aos alunos 10 benefícios de manter um bom condicionamento físico. Este é o requisito 1 da especialidade de Cultura física. E não se esqueça de levar uma cópia a cada um desse requisito e cobre R$0,10.
5ª DOMINGO:
- Ensine o nó Lais de guia e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito e o nó cirugião.
- Apresente a 2ª regra de uma caminhada e relembre a 1 regra.
- Apresente o 2ª sinal de pista e relembre o 1 sinal.
- Apresente o requisito 02 da Especialidade de Cultura física e der uma cópia a cada um. Dê uma relembrada no requisito 01. Lembra R$0,10.
6ª DOMINGO:
- Ensine o nó Lais de guia duplo e relembre o nó simples, o nó cego, o nó cirurgião e o nó lais de guia.
- Apresente a 3ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª e 2 regra.
- Apresente o 3 sina de pista e relembre o 1ª e o 2ª sinal.
- Apresente o requisito 3 da especialidade de Cultura física e relembre o requisito 1 e 2. Cópia a cada um R$0,10.
7ª DOMINGO:
- Ensine o nó de escota e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito, o nó cirurgião, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo e o nó escota.
- Apresente a 4ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª e 3ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 4ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª e 3ª sinal de pista.
- Apresente o requisito 4 da especialidade de Cultura física e relembre rapidamente o requisito 1, 2 e 3.
8ª DOMINGO:
- Ensine o nó catau e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito, o nó cirugião, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo e o nó escota.
- Apresente a 5ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª e 4ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 5ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª e 4ª sinal de pista.
- Apresente o requisito 5 da especialidade de Cultura física e relembre rapidamente o requisito 1, 2. 3 e 4.
9ª DOMINGO:
- Ensine o nó de pescador e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito, o nó cirugião, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo, nó escota e o nó catau.
- Apresente a 6ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª 4ª e 5ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 6ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª sinal de pista.
- Apresente o requisito 6 da especialidade de Cultura física e relembre rapidamente o requisito 1, 2. 3, 4 e 5.
10ª DOMINGO:
- Ensine o nó fateixa e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito, o nó cirurgião, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo, nó escota, nó catau e nó de pescador.
- Apresente a 7ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª 4ª, 5ª e 6ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 7ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª sinal de pista.
- Apresente o requisito 7 da especialidade de Cultura física e relembre rapidamente o requisito 1, 2. 3, 4, 5 e 6. E forneça uma cópia a cada um. Lembre os R$0,10.
11ª DOMINGO:
- Ensine o nó volta da fiel e relembre o nó simples, o nó cego, o nó direito, o nó cirurgião, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo, nó escota, nó catau, nó de pescador e o nó fateixa.
- Apresente a 8ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª 4ª, 5ª, 6ª e 7ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 8ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª sinal de pista.
- Relembre a especialidade de Cultura física de forma criativa (Através de um resumo ou vídeo de preferência criado por você e que não seja demorado. Sugestão até 10 minutos)
12ª DOMINGO:
- Ensine o nó de gancho e relembre o nó volta da fiel, o nó fateixa, o nó de pescador, o nó catau, o nó escota, o nó lais de guia duplo, o nó lais de guia, o nó cirurgião, o nó direito, o nó cego e o nó simples.
- Apresente a 9ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 9ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª.7ª e 8ª sinal de pista.
- Aplique a prova teórica da especialidade de Cultura física.
13ª DOMINGO:
- Ensine o nó volta da ribeira e relembre o nó volta da fiel, o nó de gancho, o nó fateixa, o nó pescador, o nó catau, o nó escota, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo, o nó cirurgião, o nó direito,o nó cego e o nó simples.
- Apresente a 10ª regra de uma caminhada e relembre a 1ª , 2ª, 3ª 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regra de uma caminhada.
- Apresente o 9ª sinal de pista e relembre o 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª sinal de pista.
- Apresentar o requisito 1, 2 e 3 da especialidade de cães.
14ª DOMNGO:
- Ensine o nó ordinário e relembre o nó volta da fiel, o nó de gancho, o nó fateixa, o nó pescador, o nó catau, o nó escota, o nó lais de guia, o nó lais de guia duplo, o nó cirurgião, o nó direito,o nó cego, nó simples e o nó volta da ribeira.
- Fazer uma dinâmica com os sinais de pista (USE A CRIATIVIDADE PARA ELABORAR A BRINCADEIRA)
- Relembrar as 10 regras de uma caminhada.
- Apresentar o 4ª e 5ª requisito da especialidade de cães. Cópia não esqueça.
15ª DOMINGO:
- Faça uma atividade envolvendo os nós ensinados a classe.
- Relembre as regras de uma caminhada.
- Apresente o requisito 6 da especialidade de cães.Cópia não esqueça.
- Ensine a montar uma barraca. Nem que seja em vídeo somente observando.
16ª DOMINGO:
- Realize outra dinâmica envolvendo os nó ensinados.
- Relembre as regras de uma caminhada.
- Relembre os seguimentos de pista.
- Apresente o requisito 7 e 8 da especialidade de cães.Cópia não esqueça.
17ª DOMINGO:
- Mostre um vídeo de como montar um 2ª tipo de barraca.
- Faça uma dinâmica envolvendo nós e sinais de pista.
- Apresente o requisito 9 e 10 da especialidade de cães.Cópia não esqueça.
- Colocar os desbravadores para realizar o requisito 11.
18ª DOMINGO:
- Mostre um vídeo de como montar um 3ª tipo de barraca.
- Faça uma dinâmica envolvendo os sinais de pista e os nós aprendidos.
- Relembre as regras de uma caminhada.
- Apresente o requisito 12 e 13 da especialidade de cães.Cópia não esqueça.
19ª DOMINGO:
- Relembre os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada. Através de uma dinâmica.
- Aplique a prova teórica da especialidade de cães.
20ª DOMINGO:
- Ensine na prática a montar pelo menos um dos tipos de barracas.-
- Relembre os nós, sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresente o requisito 1 e 2 da especialidade de Acampamento 1.
21ª DOMINGO:
- Cobrar o último requisito da especialidade de cães
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 3 e 4 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
22ª DOMINGO:
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 5 e 6 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
23ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 7 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
24ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 8 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
25ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 9 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
26ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 10 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
27ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 11 e 12 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
28ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Apresentar o requisito 13 e 14 da especialidade de Acampamento 1.Cópia não esqueça.
29ª DOMINGO:
- Relembrar rapidamente através de dinâmicas a especialidade de cultura física e de cães.
- Relembrar os nós, os sinais de pista e as regras de uma caminhada.
- Relembrar a especialidade de Acampamento 1.
30ª DOMINGO:
- Aplique a prova teórica de Acampamento 1.
CLASSE BÍBLICA
DE
AMIGO
1ª SÁBADO:
- Apresentar a criação: O que Deus criou em cada dia da criação.
Primeiro conte a história.
Depois faça perguntas em forma de concurso bíblico ou um sorteio de perguntas sobre o assunto.
- Cantar a música dos livros da Bíblia
2ª SÁBADO:
- Apresentar as 10 pragas que caíram sobre o Egito.
Primeiro conte a história.
Depois faça perguntas em forma de concurso bíblico ou um sorteio de perguntas sobre o assunto.- Cantar a música dos livros da Bíblia.
3ª SÁBADO:
- Apresentar as 12 tribos de Israel.
Primeiro conte a história.
Depois faça perguntas em forma de concurso bíblico ou um sorteio de perguntas sobre o assunto.- Cantar a música dos livros da Bíblia.
4ª SÁBADO:
- Mencionar as 10 qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações onde voc~e praticou a regra áurea de Mateus 7 : 12.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
5ª SÁBADO:
- Fazer uma encenação sobre Daniel 1.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
6ª SÁBADO:
- Explicar os princípios de temperança que Daniel defendeu em Daniel 1.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
7ª SÁBADO:
- Memorizar Daniel 1:08
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
8ª SÁBADO:
- Escrever um compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
9ª SÁBADO:
- Ensinar os princípios de uma dieta saudável.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
10ª SÁBADO:
- Preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
11ª SÁBADO:
- Demonstrar uma maneira de purificar a água.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
12ª SÁBADO:
- Escrever um parágrafo destacando o significado de Jesus como água da vida.
- Cantar a música dos livros da Bíblia.
13ª SÁBADO:
- Ler e explicar João 3: 16
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
14ª SÁBADO:
- Ler Gênesis 1.
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
15ª SÁBADO?
- Ler e explicar Efésios 6: 1 - 3
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
16ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler Gênesis 3
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
17ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler e explicar Salmo 1.
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
18ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler Gênesis 4: 1 - 16
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
19ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler Gênesis 6: 11 - 22
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
20ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler Genesis 7
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
21ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Ler Gênesis 8
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
22ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Conte a história de Ester
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
23ª SÁBADO:
- Conte a história de Jonas
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
24ª SÁBADO:
- Conte a história de Rute
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
25ª SÁBADO:
- Conte a história de José.
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
26ª SÁBADO:
- Faça dinâmicas relembrando o que já foi passado na classe bíblica
- Cantar a música dos livros da Bíblia e fazer uma dinâmica sobre os livros de Bíblia.
Espero que esse planejamento possa lhe ajudar.
Abraços a você e que seu Clube seja muito abenço
Nenhum comentário:
Postar um comentário